sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O que toca no meu iPod #1

No mundo, existem dois tipos de pessoas. Aquelas que conseguem viver sem música e aquelas, como eu, que têm de estar acompanhadas por uma boa banda sonora em qualquer ocasião. De manhã, enquanto me arranjo e na viagem para o escritório, o rádio é a minha companhia e no ginásio não consigo treinar sem os headphones enfiados nos ouvidos com a música aos berros.

“E que género de música ouves?”, perguntam vocês. “Todos!”, respondo eu. No carro, as rádios que mais tocam são a RFM e a Antena 2 (com as respectivas variedades/especificidades musicais). Quando a música passa no meu iPod ou no meu computador, encontra-se um pouco de tudo... de Beetles a Ed Sheeran ou de Vivaldi a David Guetta, tudo é válido dependendo do estado de espírito.

Mas há um género de música que, independentemente do meu humor, é sempre bem acolhido pelos meus ouvidos... o Gospel! Não sei se é pela multiplicidade das vozes ou se pela emoção com que os
coros cantam, o que é certo é que ouvir uma música gospel (ou um álbum inteiro) tem um efeito tranqulizante em mim!

E para quem ainda não foi apresentado a este belíssimo género musical, aqui fica uma pequena explicação das suas origens:

Em inglês, “gospel”, derivada do inglês antigo “God-spell” que significa good tidings, ou good news, em português, "boas novas," aludindo ao Evangelho bíblico que nos narra as "boas novas ao mundo" — ou seja, a vinda de Cristo ao Mundo —, pelos livros dos Evangelhos Canónicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Uma tradução literária da palavra grega, euangelion para o Inglês eu- “good”, -angelion “message”, que significa em Português, “boa mensagem”.
(Fonte: Wikipédia)


Por fim, deixo-vos na companhia de uma versão de uma das

mais conhecidas músicas gospel. Enjoy!


Sem comentários:

Enviar um comentário