quarta-feira, 11 de março de 2015

50 Sombras de Xika ou como Perdi um par de pulmões no Candal

Vamos por partes. Eu gosto muito de comer, de beber uns copos e de fumar. O meu corpo foi acompanhando a minha cena durante uns tempos, mas depois, não há forma do jovem me acompanhar.

E eu irritei-me. No final de 2013, o meu amigo André Mesquita convenceu-me a treinar com ele, entrar saudável nos 30 anos e com um PT veio um mundo novo. Três vezes por semana às 8 da manhã eu matava-me, ele ria-se e os resultados apareceram. Comecei a ficar em forma, a levar um estilo de vida mais saudável e até corri 10 km. Aliás, ainda arrisquei numa prova de 15 km. Mas depois veio o trabalho, mais e mais trabalho. É uma desculpa tão fácil que acabamos por acreditar nela. Comecei a reduzir o ritmo e a achar que mantendo a alimentação a coisa ia correr bem e na realidade até foi correndo de forma mais ou menos decente até ao Verão de 2014.

Mas não podes comer um elefante por dia como se continuasses a treinar, a fumar quando qualquer coisa te enerva e a achar que vais continuar a subir 5 andares sem deitar um pulmão ao chão.

Chegada a Setembro a coisa começou a piorar e enquanto um gajo resolve bem um assunto e vai à sua vida, joga uma futebolada com amigos e efectivamente se mexe, uma miúda tem as hormonas (ou mais uma desculpa extremamente válida, ou não) e começa a dizer que está inchada e que com o mau humor nem lhe apetece sair de casa.

Quando já não aguentava mais e só dizia mal do mundo e daquelas calças mesmo fixes que não apertavam, ele só me dizia: "Sabes que podes ir treinar não sabes? É que tu até gostas de treinar.."

Em conversa pelo Natal com a Silvia, acabei por arranjar um meio termo e dividimos um PT à noite durante dois meses. O Tó mostrou-me que eu ainda gosto de me matar nos treinos, de sair de lá a pingar e ainda sou competitiva.

O tempo com o Tó chegou ao ao fim e era tempo de me aventurar na Box do Eu+. A primeira semana falhei os dois treinos por causa de um jantar de amigos e um dia de trabalho mais tardio.

Mas não dava mais. Ontem não prometi que ia, fui.

E foi incrivelmente bom.

O segredo, pelo menos para mim, é ir treinar porque eu quero ir. Não porque prometi a alguém, não porque me lembram disso, mas porque eu quero ir, porque eu gosto de ir. E hoje, eu quero ir, mais do que nunca.

Ainda tenho 4 meses para tentar entrar nos 30 minimamente saudável. Não me parece impossível.

Só para não acharem que eu sou uma menina.. fica o treino de ontem:


  • 10 séries: 5 agachamentos, 5 down ups, 5 saltos para a caixa de 50 cm
  • 5 séries: 5 elevações, 10 levantamentos de bola de 20 kgs com passagem pelo ombro, 15 swing americano (?) kettebell 16 kgs
  • 100 abdominais head to feet (aqueles que ficas com o corpo em V)

P.S. Se encontrarem o par de pulmões é favor dizer.

3 comentários: