terça-feira, 17 de março de 2015

A arte de bem vestir #1: casual não significa desleixado

Quando fiz o curso de organização e gestão de eventos, o módulo que eu mais gostei foi o módulo relacionado com protocolo. Do protocolo em situações profissionais a questões de etiqueta à mesa, abordámos um pouco de tudo, mas aquilo que mais me interessou foi o protocolo na forma de vestir, ou o dress code, como agora lhe chamamos por cá!

Foi aí que eu validei a opinião que já tinha há muito tempo: a maioria das pessoas não sabe como se deve apresentar ao mundo em diferentes situações. E se há eventos (poucos) onde o dress code é claramente indicado aos convidados, não é muito frequente recebermos convites que nos ajudem na hora de escolher o que vestir.

A pensar nisso, e porque com a chegada do bom tempo começamos a ter mais convites para diferentes eventos, resolvi construir um pequeno "guia" do que devemos vestir quando o convite não é claro nesse ponto, tendo em conta o tipo de evento e a hora do dia.

Casual
Como o próprio nome indica, este é um dress code casual, descontraído, que é apropriado para eventos informais realizados durante o dia. Os homens devem usar calças de sarja ou jeans escuros de boa qualidade e sem rasgões, conjugados com t-shirts lisas (sem slogans ou desenhos), pólos, camisas casuais e/ou camisolas de malha. Nos pés, loafers (versão moderna para mocassins) ou sapatilhas (com ou sem meias).




Para as senhoras aplicam-se as mesmas regras dos homens, com algumas variantes: vestidos informais e saias curtas ou compridas são boas alternativas para quem não gosta de calças e blusas de tecidos leves podem substituir as t-shirts e as camisas. No calçado, a alternativa pode passar por um bonito par de sabrinas.





Business Casual
Este é um dress code apropriado para eventos profissionais, ou até mesmo para o dia-a-dia, caso a profissão assim o exija. Não existe um acordo sobre a definição de "business casual", pois depende de vários factores, incluindo o sector e dimensão da empresa, se existe ou não interacção entre funcionários e clientes, o clima, etc.
Contudo, associa-se a este dress code um look elegante sem a necessidade de usar fato inteiro, ou seja, os homens devem usar blazers com calças de sarja (de cores diferentes), combinados com camisas ou pólos e loafers ou Oxford shoes com meias. Podem usar gravata, mas esta é opcional.




As senhoras podem usar saias pelo joelho ou calças de sarja ou outros tecidos conjugadas com camisas, blusas ou camisolas de malha com decotes pouco profundos (e nada de alças finas!). Em alternativa, podem usar vestidos que reúnam todas as características anteriores. Nos pés, sabrinas elegantes, sapatos de tacão médio ou (para as mais arrojadas) uns Oxford shoes.


 


Resumindo, um dress code casual não é sinónimo de desleixo na hora de vestir... muito pelo contrário! Podemos estar elegantes em qualquer situação sem abdicar do conforto e a prova está nos exemplos que vos mostrei.

Para além dos eventos (mais) informais, existem também aqueles onde o nível de protocolo já é maior, mas esses serão matéria para outro artigo, que este já vai longo!


Imagens via pinterest.com

2 comentários:

  1. Onde é que se arranjam umas boas sabrinas sem serem escandalosamente caras?

    ResponderEliminar
  2. Sílvia... post sobre esse assunto, brevemente!! :)

    ResponderEliminar