terça-feira, 31 de março de 2015

A arte de bem vestir #2: formal não significa aborrecido

Como diz o Rui Veloso numa das suas canções, o prometido é devido e, por isso, aqui estou eu para completar o meu pequeno "guia" dos dress codes. Este artigo vai ser um bocadinho mais longo, já que vamos falar sobre três dress codes que requerem mais algumas considerações do que os informais, mas fiquem comigo que vai valer a pena!

Vamos a isto?

Semiformal
Podendo ser usado em eventos durante o dia e à noite, e com um nível de protocolo entre o informal e o formal, este dress code é tipicamente conservador, pelo que é preciso algum cuidado na escolha tanto das cores como dos cortes.
Os homens devem usar fato completo conjugado com uma camisa elegante e gravata - o colete é opcional. Para a maioria das ocasiões, o fato deve ser escuro; preto ou azul escuro são muitas vezes as melhores opções, apesar de uma cor mais clara ser aceitável para um evento diurno (antes das 18h). Para completar o look, uns elegantes sapatos de pele, por exemplo, Oxford, com meias altas escuras.




De acordo com as definições mais rígidas, as mulheres devem usar sempre vestidos, mas hoje em dia já se aceitam variações a esta obrigação, como fatos de calças ou saia em tecidos mais delicados, como a seda, veludo ou caxemira. Os jumpsuits também podem ser uma opção, desde que obedeçam aos mesmos critérios dos fatos e sejam devidamente complementados com acessórios. Em termos de cores, as restrições são poucas, sendo que cores escuras, como o preto, são preferíveis para eventos nocturnos.
As senhoras devem evitar mostrar muita perna ou decote e, por isso, a bainha dos vestidos e das saias não deve terminar mais do que 2,5 cm acima do joelho. Saias compridas conjugadas com tops vistosos (e pouco reveladores) podem ser apropriadas, mas um vestido longo pode ser muito formal para a maioria dos eventos, incluindo a maioria dos casamentos. Os pés devem exibir sapatos de salto alto em cores coordenadas com a roupa (não, não têm de ser da mesma cor... basta que criem um conjunto agradável aos olhos!) ou sabrinas elegantes.





Black Tie
Este é um dress code decorrente das convenções de traje britânicas e americanas do século XIX. Usado apenas em eventos nocturnos e funções sociais com início após as 18h, este dress code é menos formal que o white tie (já lá vamos!), mas mais formal do que o casual ou business casual.
No caso dos homens, este dress code traduz-se em smoking conjugado com camisa branca e botões de punho, laço preto, faixa ou colete preto e sapatos pretos (normalmente de verniz). Uma vez que os smokings não permitem o uso de cinto, os homens podem usar, caso necessitem, suspensórios pretos para garantir um bom ajuste das calças.




Para as mulheres, o tradicional é usar vestidos longos, mas actualmente podem ser feitas excepções.
Se as senhoras não possuírem um vestido longo e não quiserem comprar um para uma única ocasião, é perfeitamente aceitável usar um vestido de cocktail que já têm no armário. No entanto, este tem de ser em cores ricas, como o preto, tons de jóia, metálicos elegantes ou castanho, de modo a não parecer muito casual. Se optarem por vestido longo, o tom pode ser mais claro, uma vez que a silhueta já é, por si só, elegante. Os sapatos devem ser de salto alto e fechados ou peep toe.






White Tie
É o mais formal dress code nocturno na moda ocidental e é usado em ocasiões cerimoniais, como jantares de Estado, em alguns países, bailes muito formais e casamentos à noite. Sendo um dress code nocturno, é tradicionalmente considerado correcto somente após as 18h embora possa ser permitido em qualquer momento após o anoitecer, mesmo que isso signifique antes das 18h.
Para os homens, isto significa usar o fato de "pinguim" completo: fraque, camisa branca em piqué com colarinho de asa e frente rígida, botões de punho, laço branco, colete branco, calças e sapatos de verniz.




As mulheres devem usar vestidos longos, e aqui não há excepções. Idealmente, não deve ser apenas um vestido, mas um vestido estruturado, com os braços descobertos e decote exposto, permitindo usar (de forma opcional) luvas compridas. Em ocasiões como bailes formais, são aceites vestidos com saias volumosas, os ball gowns. Tal como no black tie, os sapatos devem ser de salto alto mas, neste caso, os dedos não devem aparecer.




Como vêem, roupa para um evento formal não tem de significar roupa que faz bocejar... hoje em dia, os tecidos e as aplicações ajudam a conferir à roupa alguma dimensão e criatividade! É certo que para os homens as opções são menos, mas actualmente já existem algumas variações aos dress codes que permitem apostar em cores diferentes e texturas para tornar as peças mais interessantes!

E pronto! Agora já não há desculpas para não se apresentarem como deve ser nos eventos da vossa vida! Na dúvida, consultem este pequeno compêndio ou perguntem... o nosso mail está ali na barra lateral!


Imagens via:
pinterest.com
gq.com
upscalehype.com
amongmen.com
vogue.com
theprettypersuasion.com


Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário