segunda-feira, 2 de março de 2015

Dicas da Nutri #1: E venham de lá as dietas!

Passa o Natal, o Ano Novo, o Carnaval, a Páscoa, aniversários, comunhões, baptizados, casamentos…existem festejos o ano todo! Festejos que se fazem à mesa, com boa comida e boa bebida! E depois, lá vem mais uma resolução! TENHO DE PERDER PESO!

A verdade é que todos procuramos um milagre, uma pílula/máquina milagrosa que nos permita num segundo perder tudo aquilo que sentimos ter a mais! A má notícia? Ainda não oi inventado nada assim!

Há tempos, li num post do facebook de uma PT amiga minha a seguinte frase “É difícil ser magro, é difícil manter o peso, é difícil ser gordo, por isso…escolha o seu difícil”. A verdade é que não podia concordar mais com esta frase! Não há soluções fáceis, há sim, escolhas e as consequências dessas escolhas. Se o nosso objectivo é comer de forma despreocupada (e desregrada) então vamos ter de aceitar que o peso (entre outras coisas) vai sofrer. Se o nosso objectivo é ter um peso saudável e sentirmo-nos bem com o nosso corpo, então vamos ter de fazer uma gestão inteligente daquilo que ingerimos – comer de acordo com as nossas necessidades, SEM perder o prazer em comer!

O que tem de mudar? A nossa atitude! Não temos de “andar sempre em dieta”. Temos de mudar os nossos hábitos de vida (alimentação e exercício físico) e encarar essa nova rotina como uma escolha natural! Cometendo uns pecados de vez em quando (porque também faz parte…e faz bem à alma!), mas tendo consciência que o dia-a-dia tem de ser equilibrado! No que se trata do peso e gordurinhas localizadas…Não há milagres! 

Marta Alves
Nutricionista

Sem comentários:

Enviar um comentário