segunda-feira, 16 de março de 2015

Dicas da nutri #2: O dia em que o fino perdeu um amigo

Questionam-me muitas vezes nas consultas acerca do consumo de frutos secos como as nozes, amêndoas…ou amendoins.

Hoje vou falar-vos, a pedido das meninas, acerca de um desses frutos – o amendoim – ou mais particularmente sobre um produto derivado deste fruto e não muito usado na nossa alimentação, mas cada vez mais na moda: a manteiga de amendoim (muito usada nos EUA – quem nunca ouviu falar da famosa sandes com “peanut butter and jelly”?).

O amendoim aparece na nossa Tabela de Composição dos Alimentos na categoria dos Frutos Gordos e Amiláceos. A sua composição não pode ser comparada à da fruta fresca, são alimentos muito diferentes! 100g de miolo de amendoins têm cerca de 571kcal (100g de banana fresca tem cerca de 90kcal). É de facto um alimento calórico, mas tem uma composição nutricional muito rica: um valor proteico elevado e também um elevado teor de ácidos gordos monoinsaturados (ácidos gordos muito interessantes do ponto de vista cardiovascular). Mas atenção ao seu consumo! Lá por ser saudável, a palavra é MODERAÇÃO…não vá o peso sofrer com isso!

A manteiga de amendoim não é mais do que amendoins torrados e moídos até ficarem na forma de pasta. O problema são os aditivos usados pela indústria para tornar este alimento mais saboroso e com um prazo de validade maior: açúcar, gorduras trans, muito sal!

Quando forem comprar manteiga de amendoim olhem para o rótulo! Optem por marcas onde não é adicionado açúcar (o que faz com que o valor calórico seja menor!).

Imagem via pinterest.com


Em casa, podem fazer manteiga de amendoim colocando os amendoins torrados num processador de alimentos e deixar picar durante algum tempo até obter a textura de pasta. Podem colocar uma pitada de sal e corrigir a textura com leite se acharem que está muito espessa.

Depois é só desfrutar… no pão, em batidos, para cozinhar ou elaborar sobremesas!


Marta Alves
Nutricionista

Sem comentários:

Enviar um comentário