quinta-feira, 5 de março de 2015

O que é que o Porto tem? #1

Neste caso não é exactamente o Porto, mas sim Matosinhos. 

E o que é que Matosinhos tem? Na minha modesta opinião (e por isso, vale o que vale), o melhor restaurante de sushi da zona! Sim, eu sei... com certeza para outras pessoas haverá sítios melhores, mas para mim este é sem dúvida O melhor!

No sábado passado apeteceu-me comer sushi e resolvemos ir experimentar o Bushido. Embora seja um projecto recente (está aberto há cerca de 3 meses), este espaço já começou a conquistar um lugar de destaque por variadíssimas razões: tem um espaço moderno mas muito acolhedor, pessoal simpático e eficiente e, claro, um sushi (e não só) de comer e chorar por mais!





Na hora de escolher, com tantas opções a soarem umas melhor do que as outras, ficámos indecisos e, por sugestão da nossa anfitriã, começamos o jantar com um trio de entradas: crepes de legumes, crepes de camarão e tempura de camarão. Para acompanhar, e novamente por sugestão da nossa anfitriã, pedimos uma sangria de vinagre balsâmico (não se assustem, já explico!).



As entradas, que vieram para a mesa acabadas de fazer, foram servidas com um molho agridoce que complementa os sabores destes petiscos na perfeição.

A sangria... bem, a sangria foi a aposta ganha da noite! A sangria foi-nos servida pelo responsável do bar, acompanhada de uma explicação acerca dos ingredientes utilizados na sua preparação. Vou tentar reproduzir, mas aviso desde já que não tenho o mesmo charme que o Miguel! Então cá vai: para além de um toque de vinagre balsâmico (claro!), esta sangria que tem por base o espumante, é feita com pasta de gengibre e algumas rodelas de pepino. Para além de serem sabores que complementam os sabores do sushi, a pasta de gengibre tem como função a limpeza do palato (à semelhança das fatias de gengibre que são servidas com o sushi) e o pepino serve para prolongar o sabor da sangria na boca mesmo após comermos uma peça de sushi. O sabor doce da sangria é dado exclusivamente pela cana de açúcar com que é servida, pelo que se acharem que a sangria começa a ficar doce demais, podem retirá-la!

Para além desta sangria, existem mais duas: a sangria de avelã e salmão e a sangria de chocolate e tabaco, que, à semelhança da de vinagre balsâmico, são criações originais do Miguel.

Terminadas as entradas, veio o tão esperado sushi! Para duas pessoas, pedimos um freestyle de 25 peças, cuidadosamente preparado pelo sushiman da casa e que dava vontade de comer só com os olhos (peço desculpa, mas a qualidade das fotos não faz justiça à realidade apresentada).



A minha companhia neste jantar foi um recém convertido ao sushi, que, apesar de gostar, não era o maior fã das peças com peixinho cru (gostava mais das coisas das entradas) e, por isso, penso que a melhor maneira de vos descrever a qualidade deste sushi é reproduzir o diálogo que aconteceu quando nos preparávamos para provar a primeira peça:

Ele - Quero ver a tua reacção ao sushi. Tu é que és a especialista nisto, para mim é tudo igual!

Eu - Ahahah! Está bem... vamos lá provar!

Ele (com a peça de sushi na boca e antes de eu ter oportunidade de reagir) - F#&%, isto é mesmo bom!!!

Eu só tenho a acrescentar uma coisa... é MA-RA-VI-LHO-SO!


Para finalizar o jantar, o Bushido oferece uma selecção de sobremesas para comer mas também para beber. Sim, leram bem... para beber! Cocktails com sabores típicos de sobremesas, apresentados de forma a, mais uma vez, ficarmos com vontade de comermos tudo com os olhos!
Embora os nossos estômagos já estivessem muito bem compostinhos, a casa gentilmente ofereceu-nos duas destas sobremesas tão particulares para experimentarmos: chocolate e menta para ele, pêssego para mim.


Os elementos que vêem pousados na ardósia ao lado de ambos os cocktails não são só decoração. São elementos que, quando queimados, libertam aromas que nos ajudam a limpar o palato para melhor desfrutarmos do que vem a seguir. Canela para o cocktail de chocolate e menta e alecrim, hortelã e grãos de pimenta cor de rosa para o cocktail de pêssego. 

Foi o final perfeito para uma refeição deliciosa!

Aposto que vocês já estão a perguntar qual o valor desta refeição! Nós pagámos cerca de 30 euros por pessoa. Não é propriamente barato, mas vale muito a pena!

Para terminar, deixo-vos os contactos do Bushido e uma pequena recomendação: Se gostam de sushi, vão lá e experimentem!

Rua 1º de Dezembro, 134 - Matosinhos (perpendicular à Av. Serpa Pinto)
Contacto: 914 233 603

Fotos: Helena Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário