terça-feira, 7 de abril de 2015

Dicas da nutri #3: O dia da asneira

Uma hora de consulta… conhecer o cliente, perceber as motivações, objectivos, dificuldades, elaborar e ajustar o plano às suas necessidades individuais. E no final, a pergunta que me tira do sério…."Oh Dra., não há, assim, um dia em que se possam fazer umas asneiras?".



E pensam vocês…"Não estou a ver qual é o problema desta nutricionista!!".

Pois aqui segue o que eu penso sobre as "asneiras". Três palavras devem servir de orientação:

Excepção!
A verdade é que não recomendo "o dia das asneiras". Aquilo que explico aos meus clientes é que asneiras já fazemos muitas: saltar refeições é uma asneira, comer mais do que aquilo que está estipulado no plano é uma asneira, não beber a água necessária é uma asneira, não praticar exercício físico é uma asneira….Não posso, para além disto TUDO, recomendar um dia para fazer asneiras. O que recomendo, é que se tiverem uma refeição especial, uma vontade de comer uma coisa diferente, uma situação de convívio, então façam a vossa asneira, tendo consciência que essa asneira, primeiro, não pode pôr em causa todo o trabalho que já foi feito e, segundo, tem de ser uma excepção, uma situação pontual (não vá ter uma vontade de comer uma nata todos os dias com o café!).

Antecipação!
Se sabem que se aproximam dias de abusos, então têm de ser extremamente rigorosos no cumprimento do plano nos dias que antecedem!
               
           Compensação!
E com isto não quero dizer "passar fome nos dias seguintes"! Compensar significa voltar ao plano com rigor e… gastar mais energia! Mexam-se!

Bem, e se este post não foi a tempo da Páscoa… vai muito a tempo de todas as comunhões, baptizados, casamentos e festas de aniversário que se avizinham! 

Marta Alves
Nutricionista

Sem comentários:

Enviar um comentário