quinta-feira, 28 de maio de 2015

Um objectivo, um mês... ou as confissões de uma preguiçosa!

Estávamos em pleno verão de 2013. Num jantar com amigas, entre um copo e outro, alguém puxou o tema “exercício físico”. Ginásios para aqui, preferências para ali, até que uma delas disse “Não nos podemos esquecer que estamos a chegar aos 30, o metabolismo torna-se mais preguiçoso e depois é mais difícil perder massa gorda!”. Esta frase é uma mera constatação da realidade, que eu já conhecia, mas naquele momento deu-se todo um processo de clarividência na minha cabeça (um “ha-ha moment”, como lhe chama a Oprah) e eu percebi que tinha de voltar a fazer exercício físico. Eu, que tinha deixado o ginásio alguns meses antes, tinha de mexer o rabo para não voltar às medidas anafadas de outros tempos. Era isso, ou deixar-me andar e quando desse por mim a precisar de voltar a entrar na linha, demorar o triplo do tempo, com o triplo do esforço para obter um terço dos resultados!

Fui para casa matutar no assunto e pesquisar opções. Pensei em fazer umas caminhadas (quiçá depois evoluíssem para umas corridas) no parque que tenho ao pé de casa, mas sendo eu uma pessoa dada ao modo preguiça sempre que possível, vi logo que não ia resultar... tinha que ser alguma coisa que me obrigasse a tirar o rabo do sofá, que me pesasse na consciência caso me quisesse entregar aos prazeres do descanso! Solução: inscrever-me novamente num ginásio! Assim, há uma mensalidade que é paga com o dinheirinho que tanto me custa a ganhar e me obriga a pensar duas vezes na hora de dizer “hoje não vou!”.

Escolhido o ginásio e feita a inscrição, iniciei a minha caminhada na luta contra o metabolismo lento e a gordura. Sempre muito bem acompanhada com avaliações físicas regulares e planos de treino diferentes resultantes dessas avaliações, chegamos a Junho de 2014. Foi nesta altura que atingi a minha melhor forma física. Mesmo depois de um mês sem conseguir treinar em condições por causa do trabalho, consegui resultados históricos, mas a parte difícil ficou por fazer... a manutenção! Podia dar muitas desculpas, desde o trabalho a algumas lesões, para ter diminuido o ritmo e a intensidade do treino, mas o que é certo é não conseguir manter os menos de 30% de massa gorda que tanto me custaram a atingir.

E foi ao olhar para o meu histórico, depois da última avaliação física, que a minha PT-que-não-é-PT me fez um ultimato: no final de Junho tenho de estar na mesma forma física de há um ano atrás! Sim, tenho um mês... UM MÊS... para descer a linha dos 30% de massa gorda! O novo plano de treino, que “estreei” esta semana (e estou aqui que parece que fui atropelada por um camião), tem as miras apontadas para esta meta e eu... eu estou cheia de vontade de mostrar que sou capaz de cumprir o desafio!!!

Imagem daqui

Por isso, rezem a todas as alminhas por mim e voltamos a falar daqui a um mês! Combinado?

Sem comentários:

Enviar um comentário