quinta-feira, 18 de junho de 2015

O meu guia para não ser uma dona de casa desesperada... a continuação!

Fruta demasiado madura para comer ao natural. Este é um problema que eu tenho muitas vezes e que me faz doer a alma sempre que tenho de deitar alguma coisa ao lixo porque me apercebi tarde demais do estado da fruta!

Na semana passada, decidida a contrariar este problema e seguindo os meus próprios conselhos (lembram-se?), resolvi aproveitar alguma fruta que tinha lá em casa para experimentar umas receitas que já estavam debaixo de olho há algum tempo. Nectarinas, pêras e maçãs foram as matérias-primas para as minhas "obras de arte".

As maçãs, depois de partidas e descaroçadas, deram origem a um delicioso puré de maçã (ou applesauce), cuja receita foi integralmente seguida daqui. Eu utilizei 8 maçãs médias - 6 fuji e 2 golden.






Este puré de maçã pode ser comido assim simples (aquele restinho na taça desapareceu em 2 minutos) mas tem imensas aplicações em receitas, como substituto das manteigas e dos óleos. Também podem juntar a iogurte natural, tal como se fosse uma compota.

Por sua vez, as nectarinas e as pêras juntaram-se para formar um gelado. A receita foi inspirada nesta, mas como fiz algumas alterações deixo-vos a minha versão:

Ingredientes:
3 nectarinas pequenas
2 pêras
NOTA: depois de descascada e descaroçada, a fruta tinha um total de 400g.
2 iogurtes (250g) naturais
1 colher de sopa de açúcar



Preparação:
Parti as nectarinas em pedaços; descasquei e descarocei as pêras e parti em pedaços.
Coloquei a fruta no processador de alimentos (também podem usar o liquidificador ou a varinha mágica) e adicionei os iogurtes e o açúcar. Triturei até obter um creme homogéneo.



Como não tenho máquina de fazer gelados, transferi o creme para uma taça e coloquei no congelador. Ao fim de duas horas, e com a ajuda de um garfo, esmaguei e misturei o gelado de modo a quebrar os cristais de gelo. Repeti passado uma hora.


Aqui vêem o gelado servido como complemento de uma refeição mais leve, com banana em rodelas e mel (fica uma combinação deliciosa).

Observações:
- Usei as nectarinas com a casca porque não tive paciência para as descascar, mas quem não gostar pode usar sem casca.
- O gelado ficou cheio de cristais e, por isso, pouco cremoso; da próxima tenho que repetir o processo de mexer o creme mais vezes.
- Com esta quantidade de açúcar, o gelado não ficou nada doce. Quem tiver o dente mais guloso, terá de adicionar mais quantidade.

Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário