terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Dicas da nutri #12: Resoluções de Ano Novo

Estamos a meio de Janeiro e já se começam a sentir os resultados das resoluções de Ano Novo. Novas caras no ginásio, a agenda das consultas a ficar cheia… Li algures que cerca de 40% das novas inscrições no ginásio desistem no final de Janeiro.

Com as dietas passa-se o mesmo. Vêm com muita vontade à consulta: “Quero perder peso, mas tem de ser rápido senão desmotivo” e… é meio caminho andado para a pessoa dizer que a dieta não resulta e que não vale a pena, e que a culpa é do Nutricionista! Outros há que preferem nem sequer recorrer à ajuda de um profissional e tomam as rédeas da situação. Começam a passar fome e a beber chás detox para perder os quilinhos que ganharam com todos os abusos das festas. É claro que quando chegamos ao final de Janeiro, estão famintos e desmotivados porque apesar do sacrifício não conseguiram perder o peso desejado. (News Flash: Não é a passar fome que se perde peso!!)

Imagem via google.pt

Então chega Abril/Maio (ou aquele mês em que o calor começa a aparecer) e de repente lembramo-nos “Eh pá…vou ter de mostrar os braços, e a barriga, e as pernas…Vamos lá fazer dieta!”

Bem, escusado será ter de descrever o ano inteiro para percebermos que este ciclo vicioso só acaba quando finalmente tomamos consciência de que aquilo que precisamos não é uma “DIETA”, mas uma mudança nos nossos hábitos e na forma como encaramos a nossa alimentação e o exercício físico.

Acho que já vos disse: ADORO comer, tanto ou mais que qualquer outra pessoa. Sou disciplinada na minha alimentação e no exercício físico. Não sinto que viva em privação há 15 anos. Faço as minhas asneiras como toda a gente (como já disse noutro post, fazem bem ao corpo e à alma!), mas para manter o peso que quero e ter a forma física que desejo, as rotinas diárias têm de ser cuidadas.

Já perceberam que muitos dos meus posts se debruçam sobre a questão motivacional das dietas.  A verdade é que 90% do sucesso de um processo de perda de peso está na motivação. Se a nossa cabeça estiver empenhada, a nossa boca não se vai queixar!

Vamos lá começar devagarinho. Deixo-vos três conselhos que embora pareçam banais fazem toda a diferença no controlo do peso. Pensem nisto:

- Não passar mais de 3h (3h30 máximo) sem comer! Tenham na carteira snacks a que possam recorrer caso não tenham tempo para parar para fazer uma refeição. O que é que eu tenho sempre na minha carteira? Pelo menos uma destas opções: uma caixa pequenina com frutos secos (oleaginosas) SEM temperos (avelã, amêndoa, noz,… uma mão FECHADA é mais do que suficiente!), uma peça de fruta (ou fruta desidratada), 1 triângulo de queijo light, 1 saqueta de tostas extrafinas integrais (aquelas que usamos para os aperitivos).

- Beber 1,5L de água ou infusão sem açúcar por dia (para aqueles que acham que não conseguem, experimentem começar com 1 garrafa de 0,5 L durante a manhã e 1 garrafa de 0,5 L durante a tarde (as garrafas de 0,5 L são pequenas, práticas e bebem-se facilmente) – completam 1 L e vão criando a necessidade de se hidratarem.

- Desabituem-se dos alimentos açucarados, salgados, cheios de gordura (bolos, pastéis, chocolates, refrigerantes, enchidos, sobremesas doces,…)! Desafio? Durante 1 semana evitem este tipo de alimentos. O vosso corpo vai-se queixar, vai pedir… mas se conseguirem resistir, garanto-vos que na semana seguinte não vai apetecer tanto!


Marta Alves

Nutricionista

Sem comentários:

Enviar um comentário