sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

De manhã é que se começa o dia! - parte III

Para fechar a semana, deixo-vos a minha última sugestão para pequeno-almoço. Esta receita é, de todas, a que mais tempo leva a preparar e é por isso que eu só a faço ao fim de semana: panquecas de aveia e linhaça com banana.

Eu adoro panquecas, mas as receitas mais tradicionais (as chamadas panquecas americanas) não são muito saudáveis, principalmente para se comerem logo na primeira refeição do dia!

Então, durante muito tempo pesquisei versões de panquecas mais saudáveis. Testei várias receitas com vários desastres pelo caminho, até que encontrei uma receita que me agradou assim que a li pela primeira vez! Mas eu não consigo olhar para uma receita sem lhe dar um toque meu e esta receita não foi excepção: depois de triturar a aveia com a linhaça e misturar o leite de arroz (também já fiz com água e resultam muito bem!), achei que a massa estava muito líquida e que ia ser um desastre na frigideira. Então, adicionei uma banana, triturei tudo mais uma vez e... voilá! A massa ficou com a consistência perfeita!


As quantidades que eu uso são exactamente as da receita original, com a adição de uma banana média, e isto dá para 4 panquecas grandinhas ou 6 panquecas pequenas (para fazer 1 panqueca pequena coloco 2 colheres de sopa de mistura).

A receita original usa óleo de coco para untar a frigideira, mas eu como não tenho óleo de coco uso azeite e resulta igualmente bem!


Cozinho as panquecas em lume médio-baixo até que o lado de cima fique opaco e com bolhinhas. Então viro a panqueca e deixo cozinhar do outro lado durante 2 minutos.

Depois de cozinhadas, e uma vez que a massa não leva açúcar, rego cada panqueca com um fio de mel.



Pronto! Terminam aqui as minhas sugestões, mas estou receptiva a mais alternativas... contem-me, o que é que vocês comem ao pequeno-almoço?

Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário